Imagine se não imaginássemos

Estava aqui imaginando a vida se não pudéssemos imaginar. Às vezes a imaginação passa despercebida, e esquecemos sua importância. Temos horário marcado com isso com aquilo e vivemos demais no “real”. Para mim esse “real” só existe por causa da imaginação.

Fiquei pensando na ciência sem a imaginação. Pode ser a maior invenção do mundo, a mais perfeita, o cientista vai sempre precisar da imaginação para criá-la, alias a criação é um processo que exige muito do nosso poder imaginário. Sem ela o mundo estaria estagnado. Sem ela jamais teríamos evoluído.

Além disso, a imaginação tem o grande papel de nos entreter, com a ficção e com a arte no geral. Ela traz um pouco de lazer. Nos permite fugir dessa vida “real” que nem sempre é o que queremos. A imaginação é um refúgio. Uma fuga de para tudo que nos aflige e para tudo que não queremos que exista ou para o que queremos que exista e não existe.

Quando somos crianças ouvimos sempre a pergunta: - O que você vai ser quando crescer? Nesse momento imaginamos o que queremos ser e respondemos. É assim que nos construímos. Primeiro construímos algo em nossa mente para depois executar e transformar em real.

Agora imagina se não imaginássemos? Como seriamos? Sem imaginação não haveria arte, porque o artista não poderia criar, não haveria números por que o matemático teria problemas para imaginar a conta, não haveria medicina por que o médico não imaginaria soluções para os problemas. Não teríamos evoluído ao ponto que estamos, porque não haveria construção de coisas.

Imagino um mundo sem sonhos, seriamos como robôs, vegetaríamos. Não teríamos sentimentos desejos. Mas será que estaríamos aqui? Difícil pensar que viveríamos sem imaginar as coisas. Difícil imaginar os seres humanos realizando alguma ação sem antes imaginar como executá-la.

Bom ou ainda estaríamos vivendo na idade da pedra ou nem estaríamos aqui. É difícil imaginar uma vida sem imaginação, mas como podemos imaginar tudo, imagino que a vida sem imaginação não seria essa vida que conhecemos como vida. Mas uma vida bem mais “fria”.

1 comentários:

João Killer disse...

Belo texto! Realmente viver sem poder imaginar em algo melhor, nos tornaria incapazes e seres não pensantes. Pena que todos temos esse direito hoje, mas nem todos desfrutam disso. Bom te ler. Você escreve mutio bem. Parabéns

Copyright @ Centopéia | Floral Day theme designed by SimplyWP | Bloggerized by GirlyBlogger