“Sim, a Vaca Louca também dá em boi”.

Sempre achei tutorial uma coisa chata. Tudo bem, eles estão lá para te ensinar, mas dá vontade de aprender “fuçando” em vez de ficar lendo aquele “blá blá blá” todo. Porém como eu tinha que fazer uma reportagem sobre o assunto resolvi lê-lo para me informar. E confesso que ele me surpreendeu bastante, foi o tutorial mais cômico que já li. Logo de início veio com a frase: “Se tivéssemos de plantar tudo que precisamos no nosso país sede, as cidades americanas seriam um amontoado de merda (não que não sejam, mas...) A plantação de soja e a criação de gado precisam de um monte de espaço, e a Amazônia é o melhor lugar para isso”. E ele seguiu com ironia e bom humor.

É com um M amarelo meio estranho, uma copia do M da McDonald’s, um Ronald com uma cara nada feliz, que o jogo on-line McDonald’s games se apresenta. No texto inicial do game eles afirmam ao jogador que ganhar dinheiro com uma empresa como essa não é tão fácil como parece. E dizem a frase: “Você vai descobrir toda a sujeira debaixo do tapete que faz de nós uma das maiores empresas do mundo” No jogo, você tem que cuidar de quatro espaços, o campo, a granja, o restaurante e a sede da empresa. No campo, o jogador planta os bois e a soja que vão para a granja e depois para o restaurante, local em que o jogador é responsável pelos funcionários, A sede é onde sabemos do rendimento da empresa. Ela é engraçada. Tem os empresários, típicos carecas de terno, os Publicitários meio malucos com cabelos verdes e moicanos e os Relações Publicas, que como a descrição do jogo diz, “são responsáveis por desmentir os críticos. “

O tutorial fala a respeito desses quatro espaços. Sobre a granja diz para empanturrar os bois com forragem hiper-calórica, afinal todo bom consumidor gosta de hambúrguer gorduroso. Para economizar, você pode adicionar porcarias a forragem, como exemplo, “a água de esgoto que não faz bem, mas é conveniente.” Devemos encher os bois de hormônio para que eles engordem mais rápido, o jogo ressalta que isso “pode trazer alguns riscos à saúde dos consumidores, mas quem liga? “ Sobre a sede da empresa, o tutorial diz: O “McDonald's não é uma rede de fast food, mas sim uma marca, um estilo de vida, um símbolo da superioridade da cultura americana.” Quanto ao restaurante, você não deve deixar que os funcionários fiquem tristes, para que isso não aconteça você pode premia-los com medalhas de funcionário do mês, discipliná-los e, em último caso demiti-los. Fiquei imaginando como aqueles funcionários devem ser felizes tendo que trabalhar nos finais de semana, feriados e com tantas pessoas para atender. Sim porque ter sua foto pregada como melhor funcionário do mês é equivalente à diversão do final de semana. Mas a melhor parte do tutorial está quando ele fala da granja explicando que você tem que cuidar dos bois para que eles não peguem a doença da vaca loca ai vem a incrível frase: “Sim, vaca louca também dá em boi”.

Eu ainda me surpreendi mais com o game. Nos outros jogos, quando você perde, geralmente se limitam ao game over. Nesse abre-se um quadrado com o Ronald e alguns empresários com uma cara bem irritada e a seguinte frase: “Game Over! Seu desgraçado! Levou nossa empresa à falência! Anos e anos para criar uma tradição e foram destruídos por você.” O jogo traz essa sensação de poder de que você está cuidando mesmo daquela empresa. E o objetivo é mesmo não levá-la a falência e para que isso ocorra o jogador, que quer ganhar o game, faz o que está escrito no tutorial, destrói a Amazônia, enche os bois de porcarias, usa os Publicitários para enganar e atrair o público, e os Relações Públicas para subornar os políticos, nutricionistas, agentes de saúde e ambientalistas. O interessante e que quando você clica nessas funções aparecem descrições. Os publicitários têm o programa para terceiro mundo que, segundo a descrição, serve para ganhar a confiança da classe média. Lanches para atrair as crianças, já que elas não têm uma mente critica e aceita facilmente o produto. E ao clicar na função de enganar dos Relações Publica, embaixo deles aparece a frase: Sim, nós chamamos isso de Relações Publicas. O game, além de cômico, é uma forte crítica a empresa McDonald’s.


Natália Oliveira


link para o jogo http://www.mcvideogame.com/

3 comentários:

Samarone Barcellos disse...

E cadê o link do game? Li tudo que você escreveu. Ri de quase tudo e quando penso que poderia jogar o tal jogo não tem link. Seria pedir muito coloca-lo? Fiquei curioso.

Ahhh! Sobre a foto do funcionário do mês, não acho tão ruim assim. Imagina, vc com sua tão sonhada revista colocando a foto da leitora do mês? Ela se sentiria honrada.

Sei que vc pode ficar triste, mas de tempo em tempo tenho vontade de comer um big-mac..haha Não é tão ruim assim.

Até;

João Killer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Killer disse...

Muito bom o texto. Um caráter informativo sem ser cansativo. O humor usado no mesmo foi ótimo. Inclusive na parte "...seriam um amontoado de merda (não que não sejam, mas...)". Bom te ler.

Copyright @ Centopéia | Floral Day theme designed by SimplyWP | Bloggerized by GirlyBlogger